(Salvador, 23 de novembro de 2025) O Grêmio Náutico União é o campeão brasileiro de Águas Abertas de 2025. O clube gaúcho chega a mais uma conquista da principal competição da modalidade no país. Cibelle Jungblut e Leonardo Brandt foram os atletas campeões da temporada.
Para chegar ao título, o GNU somou, ao longo da temporada, 11.381 pontos. O Yacht Clube da Bahia terminou na segunda colocação com 5.773 e o Curitibano fechou em terceiro com 5.495 pontos.
"Foi um ano importante para a gente solidificar ainda mais o nome do clube nesta modalidade, que a gente gosta bastante. Vamos trabalhar para o ano que vem ser ainda melhor. Já temos nomes consolidados como a Viviane e, agora, temos jovens valores como Matheus Melecchi, Bernardo Gavioli e Luiz Felipe Loureiro despontando", disse Kiko Klasler, head coach do GNU.
Entre as mulheres, Cibelle foi a campeã da temporada com 734 pontos somados. Julia Pereira foi a vice campeã com 719 pontos e Carol de Hertel completou o pódio com 658.
Entre os homens, melhor para Leonardo Brandt, que terminou o ano com 759 pontos conquistados. Bernardo Gavioli encerra a temporada com a segunda colocação geral com 672 pontos e Lucas Davesac em terceiro lugar com 595.
Vale lembrar que a pontuação de atletas soma as participações dos nadadores e nadadoras nas provas de 10 km, 5 km e 3 km.
A competição termina após seis etapas disputadas desde fevereiro de 2025. Em paralelo ao Campeonato Brasileiro, a CBDA organizou, durante a temporada, 16 etapas da Copa Brasil e Troféu Marcelinha Cunha, além de três etapas do Circuito Sul-Americano de Clubes e Nações.
"Encerramos a temporada aqui em Inema, que, há 20 anos termina o ano das Águas Abertas. É uma etapa muito especial para a modalidade e oferece uma estrutura excelente para os atletas. Teremos muitas novidades para 2026 com o objetivo de fortalecer ainda mais a modalidade", explicou o presidente da CBDA, Diego Albuquerque.